ESCOLHA DO TURBO COMPRESSOR! ūüźĆ

Dec 12 / Engenheiro Cristian Silva

História do Turbo Compressor

Antes de falarmos sobre como funciona, é importante conhecermos a história do turbo compressor, vamos lá?

Em 1885, Gottlieb Daimler patenteou a ideia de pré-comprimir o ar induzido aos cilindros. 11 anos mais tarde, o ato foi repetido por Rudolf Diesel.


O turbo como conhecemos hoje em dia s√≥ foi inventado em 1905, pelo engenheiro su√≠√ßo Alfred B√ľchi. Em sua patente, concedida naquele mesmo ano, ele descrevia ‚Äúuma m√°quina que a energia dos gases expelidos pelo motor aumentaria o fluxo da mistura ar-combust√≠vel‚ÄĚ no qual ‚Äúa energia cin√©tica dos gases de escape moveria um eixo ligado a uma turbina, que serviria como pr√©-compressor para o ar admitido pelos cilindros‚ÄĚ. Exatamente o que faz um turbo moderno.

Imagem de uma das primeiras turbinas inventadas

O primeiro motor equipado com um turbo compressor n√£o era de um autom√≥vel, e sim de uma locomotiva a diesel. Na √©poca os turbos eram usados apenas em motores com grande deslocamento, como os motores mar√≠timos, ferrovi√°rios ou aeron√°uticos. No caso dos avi√Ķes os compressores foram aplicados para resolver o problema de rarefa√ß√£o do ar nos motores aspirados em grandes altitudes, pois quanto mais alto, mais rarefeito o ar fica. Como o turbo √© capaz de manter uma press√£o m√≠nima constante, sua ado√ß√£o nos motores aeron√°uticos permitiu que os avi√Ķes pudessem voar a altitudes mais elevadas sem o risco de perder desempenho.


Avi√£o Viscount

Em 1919 a General Electric instalou um turbo compressor em um avião biplano e, graças à nova tecnologia, ele conseguiu voar a 8.700 metros de altitude, o novo recorde mundial da época.

Foi só em 1962 que a americana General Motors estreou o princípio da sobre alimentação por turbo compressor num automóvel de produção, o Oldsmobile Cutlass Turbo Jetfire.

Oldsmobile Cutlass Turbo Jetfire

O que é e para que serve um turbo compressor?

De uma forma simplificada, turbo compressor √© uma bomba de ar, acionada pelos gases de escape que tem a fun√ß√£o de aumentar a efici√™ncia volum√©trica do motor. Na pr√°tica, a aplica√ß√£o de um turbo compressor em um motor eleva a capacidade de gerar pot√™ncia e torque. ‚ÄúQuanto maior o motor e o turbo, maior a pot√™ncia e o torque‚ÄĚ.


Como dimensionar ou escolher o turbo compressor mais apropriado para meu projeto?

√Č bem comum o cliente chegar nas lojas de performance existentes em todo Brasil e pedir o turbo da seguinte forma:

- Gostaria de um turbo 42/48 ou .50

Essa informa√ß√£o √© do A/R das carca√ßas que o que visualizamos com facilidade, mas n√£o nos traz informa√ß√Ķes sobre a capacidade da mesma de gerar pot√™ncia.

Para responder melhor a pergunta acima convidamos voc√™ a assistir o v√≠deo, ‚ÄúMeu turbo minhas regras‚ÄĚ do Eng. Cristian Silva, ele tem o objetivo de exemplificar dois casos de escolha do turbo compressor, usando dados do fabricante e algumas dicas simples para facilitar seu entendimento sobre o assunto. Vamos l√°?


Antes do vídeo, gostaríamos de lembrar que esse assunto e muitos outros são falados e ensinados no Curso Nível 1 Online FT Education!