História do Turbo Compressor
Em 1885, Gottlieb Daimler patenteou a ideia de pré-comprimir o ar induzido aos cilindros. 11 anos mais tarde, o ato foi repetido por Rudolf Diesel.
O turbo como conhecemos hoje em dia só foi inventado em 1905, pelo engenheiro suíço Alfred Büchi. Em sua patente, concedida naquele mesmo ano, ele descrevia “uma máquina que a energia dos gases expelidos pelo motor aumentaria o fluxo da mistura ar-combustível” no qual “a energia cinética dos gases de escape moveria um eixo ligado a uma turbina, que serviria como pré-compressor para o ar admitido pelos cilindros”. Exatamente o que faz um turbo moderno.
O primeiro motor equipado com um turbo compressor não era de um automóvel, e sim de uma locomotiva a diesel. Na época os turbos eram usados apenas em motores com grande deslocamento, como os motores marítimos, ferroviários ou aeronáuticos. No caso dos aviões os compressores foram aplicados para resolver o problema de rarefação do ar nos motores aspirados em grandes altitudes, pois quanto mais alto, mais rarefeito o ar fica. Como o turbo é capaz de manter uma pressão mínima constante, sua adoção nos motores aeronáuticos permitiu que os aviões pudessem voar a altitudes mais elevadas sem o risco de perder desempenho.
Foi só em 1962 que a americana General Motors estreou o princípio da sobre alimentação por turbo compressor num automóvel de produção, o Oldsmobile Cutlass Turbo Jetfire.
O que é e para que serve um turbo compressor?
De uma forma simplificada, turbo compressor é uma bomba de ar, acionada pelos gases de escape que tem a função de aumentar a eficiência volumétrica do motor. Na prática, a aplicação de um turbo compressor em um motor eleva a capacidade de gerar potência e torque. “Quanto maior o motor e o turbo, maior a potência e o torque”.
Como dimensionar ou escolher o turbo compressor mais apropriado para meu projeto?
É bem comum o cliente chegar nas lojas de performance
existentes em todo Brasil e pedir o turbo da seguinte forma:
- Gostaria de um turbo 42/48 ou .50
Para responder melhor a pergunta acima convidamos você a assistir o vídeo, “Meu turbo minhas regras” do Eng. Cristian Silva, ele tem o objetivo de exemplificar dois casos de escolha do turbo compressor, usando dados do fabricante e algumas dicas simples para facilitar seu entendimento sobre o assunto. Vamos lá?