Jun 25 / Eng. Cristian Silva

Taxa de compressão vs Pressão de compressão - Parte 1

Taxa de compressão

Primeiro conhecimento necessário é definir o que é conceitualmente a taxa de compressão?
A taxa de compressão estática, que é a relação do volume admitido pelo motor pelo volume comprimido, conforme equação abaixo.
Onde:
  • Volume admitido: é somatório do volume do cilindro, volume da junta e o volume da câmara.
  • Volume comprimido: é o somatório do volume da câmara com o volume da junta.
Exemplo:
Em um motor que tem 450cm³ de volume admitido, volume de câmara de 32cm³e volume da junta de 18cm³ teremos uma relação de 10:1 conforme equação abaixo.
Para facilitar o entendimento desse conceito de taxa de compressão estática, gravamos um vídeo.
Agora temos que compreender o conceito de taxa de compressão dinâmica, que é influenciado pela eficiência volumétrica do motor em cada regime.
De acordo com o tipo de motor (turbo ou naturalmente aspirado) é possível simular a condição de taxa dinâmica desse motor através das seguintes equações. Em casos de motores naturalmente aspirado é necessário conhecer a eficiência volumétrica (ηv) do mesmo, conforme equação abaixo.
Eficiência volumétrica como já falamos é a relação entre o volume real admitido por um único cilindro no tempo de admissão pelo volume calculado de um único cilindro.
Onde, no exemplo que já citamos, um motor de 1 litro que admite só 0,9 litros (ηv =0,9/1) irá ter 90% de eficiência volumétrica, pois o cilindro não foi carregado totalmente.

Qual seria taxa dinâmica do nosso motor?

Nos exemplos anteriores a taxa estática do nosso motor ficou 10:1 e a eficiência volumétrica em 0,9.
A equação abaixo de taxa de compressão dinâmica é destinada a motores turbo alimentados. 
Podemos usar o exemplo de um motor com 10:1 de taxa estática e 2,2bar pressão de turbo, isso geraria uma taxa dinâmica de 32:1. 

Influência da Taxa de compressão estática e dinâmica no avanço de ignição

A taxa de compressão estática e dinâmica são parâmetros que influenciam diretamente na curva de avanço por rpm, porque motores com maior taxa estática geram mais turbulência e aquecimento da mistura o que acelera o avanço da frente de chama. E taxa dinâmica mais alta ou mais baixa influência o resultado de torque do motor, requerendo uma mudança no ângulo de ignição a ser aplicado.  
Eficiência volumétrica, que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto? 
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