INTERCOOLER - FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE PÓS RESFRIADOR DE AR EM MOTORES TURBO

Apr 23 / Eng. Cristian Silva e Eng. Guilherme Velasco

Funcionamento do sistema de pós resfriador de ar em motores turbo, quais são suas vantagens?

Um sistema de pós resfriamento de ar em motores turbo exemplo intercooler, watercooler ou icecooler, tem o objetivo de reduzir a temperatura do ar que foi comprimido pelo super alimentador e enviado ao motor, importante entender que após sua passagem pela roda compressora, seja ele, um turbo compressor ou um compressor mecânico tipo Pro Charger o ar aquece proporcionalmente ao aumento da pressão.

Como falado, ao passar pela compressão, o ar tem sua temperatura elevada, dependendo do aumento de pressão, mas temos outro fator que também influência, a eficiência da roda compressora, onde podemos ter diferentes resultados de aquecimento com a combinação desses dois parâmetros, por exemplo, para uma pressão de 4.5 bar e considerando um funcionamento ideal (eficiência aproximada de 75% da roda compressora), o ar sofre um aumento de temperatura de aproximadamente 230°C sobre a temperatura de entrada (temperatura ambiente imagem abaixo). 

O resfriamento do ar deve ser depois de comprimido, ou seja, o ar pressurizado vai trocar calor no pós resfriador, o que pode ser feito através de três sistemas mais conhecidos:


  • Sistema Ar-Ar (Intercooler tradicional)


  • Sistema Ar-Água (watercooler)