INTERCOOLER - FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE PÓS RESFRIADOR DE AR EM MOTORES TURBO

Eng. Cristian Silva e Eng. Guilherme Velasco

Funcionamento do sistema de pós resfriador de ar em motores turbo. Quais são suas vantagens?

Um sistema de pós resfriamento de ar em motores turbo (intercooler, watercooler ou icecooler), tem o objetivo de reduzir a temperatura do ar que foi comprimido pelo sobre alimentador e enviado ao motor, importante entender que após sua passagem pela roda compressora seja esta de um turbocompressor ou um compressor mecânico do tipo Pro Charger, o ar aquece proporcionalmente conforme o aumento da pressão.

Ao ser comprimido o ar tem sua temperatura elevada, proporcionalmente ao aumento de pressão, outro fator que também influência isto é a eficiência da roda compressora, onde podemos ter diferentes resultados de aquecimento com a combinação desses dois parâmetros, por exemplo, para uma pressão de 4.5 bar e considerando um funcionamento ideal (eficiência aproximada de 75% da roda compressora), o ar sofre um aumento de temperatura de aproximadamente 230°C sobre a temperatura de entrada (temperatura ambiente, conforme imagem abaixo). 

O resfriamento do ar deve ser realizado após a compressão, ou seja, o ar pressurizado vai trocar calor no pós resfriador, o que pode ser feito através por um dentre os três sistemas mais conhecidos:


  • Sistema Ar-Ar (Intercooler tradicional)


  • Sistema Ar-Água (watercooler)



  • Sistema Ar-Água gelada (icecooler)