

O sensor de posição da borboleta
(TPS, Throttle Position Sensor) é um potenciômetro colocado junto ao eixo da
borboleta a fim de informar a posição angular da mesma.
Em casos especiais, pode-se funcionar
o motor sem o uso deste sensor. É recomendada a utilização do TPS original,
pois este tem a sua fixação e curso adequados ao corpo de borboletas utilizado.
De qualquer forma, os produtos FuelTech são compatíveis com qualquer sensor
TPS, pois possuem função de calibração.
Mas como saber o “pinout” correto de diferentes sensores?
É bem simples siga o procedimento abaixo:
1. Com um multímetro na escala de 20k Ohms,
desconecte o chicote da injeção e deixe a chave de ignição desligada.
2. Coloque as ponteiras do multímetro em um par de
pinos do sensor TPS, meça a resistência entre os pinos (1 e 2), (2 e 3) e (1 e
3).
Ainda quer saber mais dicas sobre o assunto “TPS” assista o
vídeo abaixo.
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