PRIMEIROS PASSOS PARA SE TORNAR UM TUNER

Engenheiro Cristian Silva

Como dar o primeiro passo para se tornar um ‚Äútuner‚ÄĚ de arrancada

Obter pot√™ncia em um motor sem gerar quebras, atualmente √© o primeiro desafio para um carro de competi√ß√£o, mas isso √© uma parcela importante, por√©m pequena do resultado de um carro de competi√ß√£o principalmente de arrancada. 



A arrancada √© um exemplo dentro do seguimento motorsport que tem demonstrado uma evolu√ß√£o em diversos aspectos, e a durabilidade e repetibilidade tem sido um deles, esses foram fatores indispens√°veis para o crescimento da categoria e tamb√©m para a melhora dos resultados a cada evento. Sem d√ļvida o acerto correto do gerenciamento do motor e uma eletr√īnica confi√°vel traz essa seguran√ßa, mesmo quando a pot√™ncia aplicada √© ‚Äúextrema‚ÄĚ.  

Atualmente atrav√©s dos recursos eletr√īnicos oferecidos pelas inje√ß√Ķes FuelTech, percebemos uma mudan√ßa de cen√°rio, onde o objetivo n√£o s√≥ obter mais pot√™ncia e sim controlar essa pot√™ncia de maneira inteligente e eficaz, como diz a sabia frase, ‚ÄúPot√™ncia n√£o √© nada sem controle‚ÄĚ.

Linha FT:

Linha Power FT:



Mas como a competi√ß√£o arrancada pode ter muitas vari√°veis que se alteram a cada puxada, √© de extrema import√Ęncia que o profissional que faz a programa√ß√£o chamado de ‚ÄúTuner‚ÄĚ tenha o conhecimento de todos recursos da eletr√īnica e saiba interpretar dados para correta mudan√ßa de vari√°veis, na busca do melhor resultado.



Como diz o expert no assunto e recordista mundial Cac√° Daud: "V√° fundo em dados, mas tenha cuidado com mudan√ßas bruscas no acerto." 

Mas que vari√°veis s√£o essas? Influ√™ncia da varia√ß√£o da temperatura ambiente e press√£o atmosf√©rica no acerto do motor, grip da pista em fun√ß√£o do tratamento (borracha e cola) para determinar a pot√™ncia a ser usada para maior tra√ß√£o, rela√ß√£o entre temperatura da pista e o aquecimento dos pneus, influ√™ncia do escorregamento da embreagem no setup da eletr√īnica, influ√™ncia comportamento da suspens√£o sobre o acerto do controle da pot√™ncia, diferen√ßa do controle de tra√ß√£o usado para pneu radial e slick, etc... 



O primeiro passo para compreender esse mundo fant√°stico da arrancada, sem d√ļvida √© buscar o conhecimento necess√°rio para correta interpreta√ß√£o desses dados ou vari√°veis citados, por esse motivo foi criado o curso 100% online ‚ÄúRecursos eletr√īnicos FuelTech para arrancada‚ÄĚ (N√≠vel 2) e vem sendo aprimorado a alguns anos pela FT Education.

O objetivo deste curso √© levar o aluno de encontro ao conhecimento necess√°rio para compreender melhor o cen√°rio da arrancada de modo geral. O p√ļblico-alvo desse curso vai de um entusiasta ou apaixonado por arrancada a um profissional que j√° trabalha no meio e que busca aprimorar seus conhecimentos. Nele voc√™ ter√° acesso a mais de 150 v√≠deo aulas que s√£o divididas em 10 t√≥picos principais.

Se voc√™ quer saber mais sobre esse assunto, pode fazer sem custo uma demonstra√ß√£o desse curso assistindo as video aulas selecionadas abaixo clicando aqui!  



Separamos dois vídeos gravados pelo Tiago Kfouri no canal da FuelTech que entrevista Anderson Liege e Marcel Ferreira, dois tuners referência no mercado nacional e internacional onde eles falam um pouco mais sobre como funciona esse trabalho, vamos dar uma olhada?

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