Coisas que você precisa saber sobre paraquedas em carros de arrancada

Sep 30 / Eng. Cristian Silva

Os paraquedas são projetados para fazer uma coisa, diminuir rapidamente a velocidade do carro, com segurança e eficiência. Eles são construídos para serem fáceis de usar, manter o carro em linha reta e abrir suavemente para garantir o controle do carro em desaceleração.

Os paraquedas são projetados usando uma bolsa de lançamento, que armazena a energia de uma mola e é embalado dentro da bolsa de retenção na parte traseira do carro. A bolsa de lançamento retira a folga existente entre o paraquedas e o suporte da corda na hora da abertura, o que torna o paraquedas mais confiável e ajuda a parar o veículo mais rapidamente. A bolsa de lançamento também permite que o paraquedas seja embalado mais rapidamente.
Ao escolher um pára-quedas, há algumas coisas a serem levadas em consideração. O paraquedas precisa ter o tamanho adequado para o veículo em questão e, para auxiliar nesse processo, cada fabricante tem um guia de dimensionamento que cobre todas as aplicações automotivas que eles constroem.
No entanto, como certos paraquedas foram desenvolvidos para classes e estilos de veículos específicos, eles recomendam que você ligue e fale com um de seus técnicos antes de comprar para garantir que você obtenha o produto certo.
Em teoria, quanto mais leve o carro e mais lenta a velocidade e menor fisicamente será o paraquedas, pois é necessário reduzir a velocidade de menos massa em uma velocidade mais lenta.
Acima temos um exemplo de tabela de paraquedas com a série 400, que são construídos para carros menores e mais leves até 1700lbs (770Kg) , não têm o mesmo nível de reforço ou teia que os paraquedas da série 430, que são projetados para carros mais pesados (acima de 3400lbs ou 1540Kg) e com mais velocidade (acima de 200MPH ou 320Km/h), onde é necessário usar dois paraquedas. 
Montagem de paraquedas no carro:
A montagem de um paraquedas deve sempre ser feita por um construtor de chassis profissional. Quando você está dirigindo mais de 250Km/h, o paraquedas é projetado para aumentar a segurança e ajudá-lo a diminuir a velocidade, sem arriscar sua vida. Uma ótima referência é montar o suporte da corda no chassi na linha central do virabrequim. Ter o paraquedas perfeitamente centralizado da esquerda para a direita, bem como centralizado verticalmente na parte traseira, proporcionaria a operação mais segura.
O pacote do paraquedas deve estar a 45 graus da linha horizontal, isso permite que ele entre em contato com o ar que atravessa o carro em deslocamento. 
Ter o paraquedas montado incorretamente pode fazer com que a parte traseira do veículo se levante ou seja jogada para um dos lados se não estiver no centro ou na linha do virabrequim.