Octanagem é a denominação dada à capacidade que um combustível tem de resistir à compressão, sem entrar em processo de detonação (queima espontânea da mistura). Quanto maior a octanagem, maior será a resistência a esse fenômeno, muito prejudicial ao motor.
No projeto de um motor, a octanagem do combustível que será utilizado é um dos principais parâmetros para a determinação de sua taxa de compressão e curvas de avanço de ignição. A octanagem da gasolina pode ser classificada pelos métodos de avaliação: RON, MON e AKI ou IAD.
Métodos de determinação do número de octano da gasolina por exemplo:
Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.
Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm).
Alguns países utilizam a octanagem MON, RON, e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON) /2. Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas. Portanto, ao comparar gasolinas de diferentes países é importante verificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD).
Essa avaliação é realizada por um motor padrão chamado de Cooperative Fuel Research (CFR) esse motor (imagem abaixo) segue um padrão para teste de combustível desde 1928.
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