O que é octanagem?

Eng. Cristian Silva

Octanagem é a denominação dada à capacidade que um combustível tem de resistir à compressão, sem entrar em processo de detonação (queima espontânea da mistura). Quanto maior a octanagem, maior será a resistência a esse fenômeno, muito prejudicial ao motor.


No projeto de um motor, a octanagem do combustível que será utilizado é um dos principais parâmetros para a determinação de sua taxa de compressão e curvas de avanço de ignição. A octanagem da gasolina pode ser classificada pelos métodos de avaliação: RON, MON e AKI ou IAD.


Métodos de determinação do número de octano da gasolina por exemplo:

Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.

Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm).

Alguns países utilizam a octanagem MON, RON, e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON) /2. Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas. Portanto, ao comparar gasolinas de diferentes países é importante verificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD).

Essa avaliação é realizada por um motor padrão chamado de Cooperative Fuel Research (CFR) esse motor (imagem abaixo) segue um padrão para teste de combustível desde 1928.

No Brasil a gasolina comum é especificada com 86 de IAD unidades para MON mínimo de 80 unidades e a Podium com 95 IAD.

A octanagem da gasolina sofre variações de um país para o outro.

Por exemplo, a gasolina comum brasileira possui octanagem RON mínima de 92 unidades. A similar argentina possui RON de 86 unidades. Isso significa, nesse caso, que a gasolina brasileira resiste mais à detonação, em baixas rotações, que a argentina (dados Petrobrás).
Observem na imagem abaixo o dano que pode gerar uma detonação em um motor.
Entenda o que é detonação no vídeo abaixo:
Criado com