O que é "Tire Shake"?

Eng. Cristian Silva

O brilho funcional de um pneu de arrancada “slick” é a parede lateral que pode absorver um pouco do choque inicial do toque do motor no lançamento (como uma mola), armar o pneu na pista e, em seguida, manter essa aderência enquanto o carro acelera é a chave para a maior tração.

As paredes laterais podem ser uma faca de dois gumes, quando o carro larga e “arma o pneu", mas por falta de potência ou por diminuição da aderência da pista, dá início a uma variação na “mordida do pneu com o solo” iniciando um colapso da lateral do pneu, também chamado de “Tire Shake”. Podemos perceber no primeiro vídeo (0 a 15seg) do link abaixo a perda de contato dos pneus com o solo e logo em seguida i inicio do colapso do pneu. 

Outro fator causador do “Tire Shake” é gerar uma deformação demasiada da lateral do pneu, por excesso de potência e pular essa deformação. 
Todo esse fenômeno ocorre em incrementos de centésimos ou milésimos de segundo e produzindo violentos abalos e vibrações no carro, o que pode resultar em quebras ou dados graves a suspensão e a estrutura do mesmo.

No vídeo do link abaixo podemos ver um vídeo “on board” Top Álcool “Funny Car” com imagens do “tire shake”. 
Na imagem abaixo percebemos a impressão deixada na pista após o “Tire Shake” de um carro tração dianteira de arrancada. 
No caso de carros tração dianteira temos que ter mais alguns dados para entender a real causa do “Tire Shake” além das informações já citadas acima. Abaixo segue três tópicos que podem ter influência no “Tire Shake” que abordados em no curso de suspensão dianteira de carros de arrancada:

Pelo desvio positivo do KPI:

Erro na configuração de carga do conjunto de mola e amortecedor:

Problema de rigidez estrutural da suspensão ou do sistema de direção:

Caso você tenha curiosidade sobre aprender mais sobre o assunto, temos um vídeo falando sobre nosso curso de suspensão dianteira para carros de arrancada no vídeo abaixo.

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