O QUE É A COMUNICAÇÃO CAN?

Engenheiro Cristian Silva

Como isso funciona com produtos FuelTech?

A sigla CAN representa "Controller Area Network". Ela é uma rede de comunicação bastante utilizada globalmente entre gerenciamentos eletrônicos com o objetivo de transmissão de dados sobre as condições de operação dos Módulo de Controle. A imagem a seguir simplifica esse entendimento onde através de dois condutores circula toda informação entre módulos de controle.

A FT450 tem uma rede CAN, já as FT550, FT550LITE e FT600 contam com duas Redes CAN integrada. A rede CAN na FuelTech é responsável pela comunicação com entre produtos, como por exemplo, os módulos WB-O2 NANO, EGT-4 e EGT8 CAN, ALCOHOL-O2, SwitchPanel, FTSPARK, Input Expander e os dashboards de alguns fabricantes renomados (consultar).

Em algumas aplicações pode existir comunicação CAN entre ECU FuelTech e a CAN OEM do veículo, atualmente são poucos veículos com essa possibilidade, mas a tendência é isso aumentar.

Podemos ter todos esses acessórios citados acima conectados à mesma rede de acordo com o cada projeto. O uso do terminador é obrigatório para um funcionamento correto da CAN, conforme ilustrado na figura abaixo.

Saiba como funciona para interligar produtos pela rede CAN ou associar essa comunicação entre módulos da linha Power FT FuelTech assistindo o vídeo abaixo!
Criado com