Os ângulos de ignição possíveis com a injeção de água permitem que o motor seja operado de forma ainda mais eficiente, mas como isso é possível?
Um motor não deve ser superaquecido, e para impedir que isso aconteça, combustível adicional é injetado em quase todos os motores a gasolina atualmente, esse combustível evapora, resfriando componentes críticos. Com a injeção de água, os engenheiros da Bosch exploraram esse princípio físico, antes de o combustível se inflamar, uma névoa fina de água é injetada no duto de admissão, com o alto calor de vaporização da água significa que ela fornece um resfriamento eficaz sem a necessidade de adicionar mais combustível.”
A injeção de água não é uma ideia nova, durante a 2ª Guerra Mundial, a injeção de água foi amplamente usada em aeronaves. Na década de 1980, Ferrari e Renault adotou injeção de água em seus motores F1 turbo e até alguns anos atrás (quando foi banido), a maioria dos carros do campeonato mundial de rali usava sistemas de injeção de água.
Um exemplo de aplicação da injeção de água é BMW M4 GTS, segundo o fabricante é possível aumentar a potência do motor em aproximadamente 8%, mas como? Ao mesmo tempo que um motor tem perdas de energia devido ao aumento da temperatura ambiente, podemos compensar com aumento da quantidade de água injetada resfriando o ar admitido pelo motor.