Qualificação e demanda
O conceito do que hoje é a FT Education começou no fim da década de 2000, em dois momentos-chave: em 2009, com o lançamento da primeira linha FT de ECUs, que consistia nas FuelTech FT200, FT300 e FT400, produtos mais avançados que a RacePRO-1Fi existente até então, os quais iriam demandar conhecimento para operar todos os seus recursos e extrair o que de melhor os novos módulos possuíam.
“Na época, o mercado era composto por revendedores ou entusiastas que abriam negócios mais por paixão do que por vislumbrar crescimento empresarial”, lembra o diretor da FT Education, Cristian Silva. Ele lembra que a limitação de conhecimento na área à época dificultava a expansão do mercado, o que fez surgir a ideia da oferta de treinamentos – e aí vem o segundo momento importante: o curso oferecido em parceria com o Senai, em 2010, que foi o embrião do que hoje é a FT Education.

Expansão e experiência

Até 2014, os treinamentos eram todos realizados por Cristian Silva. Ele é engenheiro mecânico automotivo há 14 anos após ser aprovado na primeira turma do curso na Ulbra, em 1999. Ele entrou na empresa após seis anos como instrutor de curso técnico de automobilística no Senai, em 2008, quando a equipe da FuelTech possuía 19 pessoas (em 2020, chegamos aos 100 funcionários no Brasil), para cuidar da área comercial, que abrangia marketing, vendas, manutenção e assistência técnica.
As andanças para prestar suporte técnico a clientes FuelTech, em eventos importantes como os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Rally, regional de Marcas & Pilotos e a arrancada em Curitiba e no Velopark, fizeram a necessidade de oferta de treinamentos ficar cada vez mais clara para Silva, até hoje instrutor de cursos e que possui a mecânica no sangue: ele atua na área por influência do pai e do avô, ambos mecânicos, desde os 12 anos, é técnico em mecânica de precisão e já passou por treinamentos em empresas como VW, Fiat, GM, Ford e Bosch.
A multiplicação da demanda fez a equipe aumentar: um dos primeiros a se integrar ao time, em 2015, foi o professor Silvano Hoff, instrutor da Ford Motor Company desde 1996. Ele também já atuou no Senai e possui larga experiência em áreas fundamentais, como transmissão, motor, freio, alinhamento e eletrônica. “Ele conhece o carro do pára-choque dianteiro ao pára-choque traseiro”, compara Cristian.
Outra necessidade surgida foi o treinamento em dinamômetro, para que os alunos vissem a aplicação de alguns conteúdos na prática, que ocorrem hoje em Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro aos cuidados, respectivamente, dos instrutores Bruno Panza, Diogo Silva e Hermano Alevato, engenheiro mecânico que é responsável técnico pela fábrica de embreagens Ceramic Power. Esta modalidade seria iniciada neste ano também em São Paulo, mas foi adiada em função da pandemia da covid-19.

Ensino à Distância
O principal objetivo dos treinamentos online, na modalidade Ensino à Distância (EaD), é atender ao aluno que não pode viajar, deixar seu trabalho ou que realiza os cursos como hobby nas horas vagas. A estrutura disponível permite que a FT Education entregue treinamento de qualidade em nível igual ou superior ao treinamento presencial: afinal, na modalidade online, não há a limitação do tempo de aula.
Os treinamentos online são 100% compostos por videoaulas, (clique e acesse os cursos online) sem uso de apostilas ou materiais similares. Boa parte das aulas em vídeo possuem explicações ilustradas por slides que emulam a sala de aula, em busca da mesma excelência que já chegou a 32 mil alunos cadastrados – em 2019, foram 1,2 mil em treinamentos presenciais e mais de 5 mil nos cursos online.
Muito além dos nossos módulos
O EaD ainda auxiliou em outra premissa da FT Education: o ensino para além do uso dos módulos FuelTech. “O mercado da performance não é composto só por eletrônica. Não posso falar apenas da eletrônica ou gerenciamento eletrônico”, assinala Silva. “No treinamento para acerto em pista, falamos sobre tratamento de pista, tipo de pneu, escorregamento da embreagem, etc. Preciso abrir o leque e falar de um cenário muito mais amplo do que aquilo que é oferecido pelo nosso equipamento”, ilustra.
A diversificação dos cursos corrobora com esse ponto de vista: Cristian salienta que, dentro da arrancada, havia uma carência de treinamentos em suspensão, dianteira e traseira, pelos preparadores brasileiros, suprida pelo treinamento hoje oferecido. A FT Education possui outra iniciativa similar, em parceria com a Ceramic Power: um treinamento sobre embreagens, que está no rol dos cursos gratuitos da instituição.
Presencialmente ou à distância, o objetivo é o mesmo: transmissão qualificada de conhecimento sobre alta performance. O que Silva entende ser tão fundamental em nossos dias quanto o uso de produtos de ponta. “O mercado cresceu muito. A oportunidade só está presente pra quem tem a qualificação correta”.