EM BUSCA DA LARGADA PERFEITA 💨

Engenheiro Cristian Silva

Em busca da largada perfeita

O primeiro passo é o acerto ou a configuração do 2step na busca do maior torque com menor RPM de largada, e para isso ninguém melhor que Caca Daud para te dar boas dicas sobre o assunto. 


Agora as dicas são de acionamento e desativação do 2step em carros de arrancada: 

A desativação do botão de 2step

na direção pode trazer uma diferença de tempo em relação a liberação da

embreagem.


Cacá Daud

Observem na imagem abaixo que a embreagem foi liberada 0,1s antes do botão de 2step levando o RPM do motor a 4500RPM, ou seja, 1100RPM abaixo do alcançado durante o 2step 5600RPM. 

Log FuelTech

Por esse motivo recomendamos o uso do botão de 2step pela embreagem, isso traz repetibilidade nas largadas sem depender da habilidade do piloto de sincronizar a liberação de botão e da embreagem. Abaixo exemplo de acionamento por interruptor (On-Off) no fim de curso da embreagem.  

Chave fim de curso

A configuração para esse sistema é bem simples:

Corte de arrancada (2-step)

Existe a opção de acionamento e desativação do 2step por outros dois tipos de sensores, posição e pressão:

Em casos com acionamento hidráulico da embreagem pode ser usado um sensor de pressão PS1500 PSI.

Sensor de Pressão da Embreagem

Ou um sensor de curso na embreagem (tipo TPS) para casos de acionamento mecânico.

Sensor de Posição da Embreagem

Outra dica interessante é o “botão de multi função”, ele permite configurar uma entrada que atuará como staging, boost+ ou line lock de acordo com a condição.

1ª Condição: No 2-step serve como um Bump box/staging control

2ª Condição: Soltou o botão em uma largada válida o botão vira um botão de Boost+

3ª Condição: Com o carro parado é um botão de LineLock 

Assista o vídeo abaixo e conheça melhor esse recurso:

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