

Controle de
potĂȘncia em carros turbo usando FuelTech
VocĂȘ jĂĄ deve ter escutado a frase
clĂĄssica "PotĂȘncia nĂŁo Ă© nada sem
controle", entĂŁo controlar a potĂȘncia Ă© controlar a tração, nessa
matĂ©ria vamos abordar os quatro tipos de controle de potĂȘncia mais usados na
eletrĂŽnica FuelTech e para isso escolhemos falar de carros de arrancada da
categoria DT-B, ou seja, motores 4 cilindros turbo com mais de 1000hp que usam
pneus radiais de 215mm de largura mĂĄxima.
1. Controle de PressĂŁo de turbo
2. Corte de ignição
3. Retardo do ponto de ignição
4. Enriquecimento da mistura
1. Controle de
pressĂŁo de turbo:
2. Corte de ignição:
Mas como
funciona isso? Simples, se o motor ultrapassar um limite de RPM no tempo
programado pelo profissional que estĂĄ executando o acerto âTunerâ irĂĄ
progressivamente cortar os eventos de ignição de acordo com a necessidade de
controle da potĂȘncia. Um exemplo, se a a ECU estĂĄ aplicando 60% de corte isso
significa que de 100 eventos de combustĂŁo somente 60 irĂŁo gerar energia naquele
momento diminuindo a potĂȘncia gerada pelo motor e transmitida para as rodas.
3. Controle de potĂȘncia pelo retardo do ponto de ignição:
Existe uma relação direta do ponto de ignição com a
potĂȘncia gerada pelo motor, podemos usar um exemplo para facilitar seu
entendimento, se esse carro tivesse no dinamĂŽmetro e eu medisse 500HP com
1,5bar, se ponto de ignição for atrasado de 7° a 8° graus o resultado da
potĂȘncia pode baixar de 70 a 80HP, instantaneamente.
Vamos usar um exemplo de uma largada em 1° marcha
com uma pressĂŁo de turbo fixa, como funciona esse recurso?
O motor estĂĄ conectado a cĂąmbio onde as engrenagens
tem uma relação de 3:1 e o diferencial entorno de 4:1 isso irå gerar um torque
na roda 12x maior e um RPM 12x menor que o do motor, ao controlar a combustĂŁo
com atraso de ponto estamos controlando a tração, mas para isso precisamos de
muita velocidade do gerenciamento eletrĂŽnico para atuar de maneira eficaz. E Ă© aĂ
que entra o controle de tração ativo da linha Power FT (Saiba mais aqui).
4. Enriquecimento da mistura:
Mistura rica, pode ter o efeito semelhante ao atraso do ponto, porque
altera a velocidade da combustĂŁo, mas como o ponto atrasado durante muito tempo
pode gerar um aquecimento exagerado no escape a mistura rica em conjunto com
ponto atrasado pode gerar o mesmo resultado porem sem o ĂŽnus do excesso de
temperatura da cĂąmara de combustĂŁo.
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