COMO ESCOLHER A BOMBA DE COMBUSTÍVEL!

Dec 30 / Engenheiro Cristian Silva

Como escolher a bomba de combustível certa para seu projeto?

Bem ao contrario que muita gente acredita uma bomba de combustível não deve ser avaliada unicamente pelo parâmetro de pressão e sim pelos seguintes parâmetros juntos:

Vazão gerada pela bomba, em uma determinada pressão de trabalho máxima e tensão de trabalho na pior condição (Todos atuadores solicitando corrente máxima).

Baseado nisso vamos usar como estudo de caso uma bomba interna da marca Walbro modelo F90000267 de 450LPH conforme informações abaixo:



Nosso estudo de caso será um projeto que usará 2bar para atingir a potência alvo de 500HP com 3 bar de pressão inicial e combustível álcool.



Quando gerar 2 bar de pressão de turbo o regulador de pressão de combustível (obrigatoriamente 1:1) irá somar 3 bar da pressão de combustível com 2 bar da pressão de turbo, gerando uma pressão final de combustível de 5 bar.


A próxima analise a ser feita é qual a diferença de vazão quando a tensão for 12V ou aproximadamente 14V.



Com a pressão de combustível de 5 bar ou 75 PSI , com uma tensão de 12V o gráfico nos mostra uma vazão de 75GPH (75/15,83 = 4,73) ou 4,73Lts/min e com aproximadamente 14V 90GPH (90/15,83 = 5,68). Mas essa vazão pode gerar quantos HP?

Agora podemos ir para o site da FuelTech no link - https://fueltech.com.br/pages/calculo-de-injetores

Observem como aplicar no cálculo do site os seguintes os dados, potência alvo 500HP, numero de bombas 1, combustível álcool  e capacidade utilizada 80%.

O resultado obtido é a vazão de cc/min que dividido por 1000 resulta em Lts/min.


A conclusão é que para atender esse alvo de potência não pode existir uma queda de tensão do sistema no momento de máxima potência. 

Gostou do assunto? assista o vídeo abaixo com mais detalhes desse caso.